5 found
Order:
  1.  6
    A Relev'ncia da Matriz Epistemológica Pragmático-Sistêmica Para o Direito Constitucional Na Sociedade Global.Fernanda Barboza Bonfada & Leonel Severo Rocha - 2024 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 9 (2).
    Este artigo tem como objetivo central analisar a necessidade de repensar o Direito e, em particular, o Constitucionalismo, devido às constantes transformações sociais e à crescente complexidade das relações interconectadas na sociedade global. Inicialmente, aborda-se o Direito Constitucional como uma teoria do conhecimento, explorando as três matrizes epistemológicas que permitem analisar o Constitucionalismo em diferentes contextos históricos. O problema central envolve a busca por uma teoria adequada para analisar e propor soluções para questões jurídicas globais, destacando a abordagem pragmática-sistêmica baseada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A problemática jurídica: uma introdução transdisciplinar.Leonel Severo Rocha - 1985 - Porto Alegre: S.A. Fabris Editor.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Direito da sociedade policontextural.Leonel Severo Rocha, Vicente de Paulo Barretto, Francisco Carlos Duarte & Germano Schwartz (eds.) - 2013 - Curitiba-PR: Editora Appris.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    Epistemologia jurídica e democracia.Leonel Severo Rocha - 1998 - São Leopoldo, RS, Brasil: Editora Unisinos.
    Política e saber são duas questões que se entrelaçam nesta obra que trata sobre as distintas manifestações do discurso do direito na sociedade contemporânea.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  10
    Os Limites Regulamentadores da Propaganda Eleitoral No Âmbito Das Redes Sociais a Partir da Teoria Dos Sistemas Autopoiéticos.Leonel Severo Rocha, Eduardo Hoffmann & Lucas Paulo Orlando de Oliveira - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (1):155.
    Diante do contexto complexo da globalização, a formatação dogmática jurídica da modernidade, que legitimava o Estado-nação como detentor do monopólio de produção regulatória, já mais corresponde à necessidade de estruturação das relações sociais. Tem-se na Teoria dos Sistemas Sociais Autopoiéticos uma forma de compreensão da atual realidade contingente e complexa, que pode servir de balizamento para as relações entre o direito e as redes sociais, especialmente no âmbito da propaganda eleitoral nas redes sociais, como o Facebook e o Twitter.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark